terça-feira, 6 de outubro de 2009

Telhados verdes valem por 10 mil caminhões

Uma cidade de um milhão de habitantes poderia reduzir as emissões de carbono equivalente a 10 mil caminhões por ano se adotasse telhados verdes.

De acordo com estudo da Universidade do Michigan sobre a quantidade de carbono absorvida, estas estruturas poderiam retirar da atmosfera 375 gramas por metro quadrado plantado.

Os pesquisadores mediram as quantidades em 13 telhados verdes diferentes: oito em Michigan e quatro em Maryland, que variavam de um a seis anos de idade, e um desenvolvido pelos próprios pesquisadores.

Juntando a capacidade de absorção de toda a biomassa da estrutura, eles chegaram à conclusão de que uma cidade com um milhão de habitantes, como Campinas (SP), estaria absorvendo as emissões equivalentes a dez mil caminhões e caminhonetes por ano se adotasse os telhados verdes.

As estruturas também são vantajosas porque facilitam a drenagem de águas da chuva, protegem o edifício de variações extremas de temperatura e, no verão, mantém o ambiente mais fresco.

No entanto, começar um telhado verde não te deixa automaticamente zerado nas suas cotas de carbono. Instalá-lo exige o uso de materiais especiais que, em sua produção, liberam carbono - e para zerar este “custo” inicial o telhado verde leva cerca de sete anos.
O estudo foi publicado na Environmental Science e Technology (info)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...