terça-feira, 24 de novembro de 2009

Banda larga será direito público na Espanha

Todos os cidadãos espanhóis, a partir de 2011, terão direito ao acesso a internet com velocidade mínima de um megabyte por segundo, de acordo com o governo do país.

A medida faz parte de uma série de reformas na legislação das telecomunicações da Espanha para tornar a banda larga um direito público, com preços acessíveis e fixados.
Responsável pelos atos, o governo do país decidiu que as conexões devem fazer parte de um pacote básico de benefícios, que inclui ainda uma linha fixa, o acesso para deficientes, o direito a telefonias públicas e cabines telefônicas.

A reforma legislativa valerá também para áreas rurais e pouco povoadas, segundo o jornal El País. Tais regiões, com pouco interesse comercial, terão acesso fornecido por empresas que ganharão subsídios do governo.

Na Espanha, diz a publicação, apenas 39 mil pessoas têm acesso a uma velocidade inferior a um megabyte por segundo, uma fração pequena se comparada com o total de 9,5 milhões de acessos em banda larga no país.

A ampliação do serviço é apresentada como uma forma de alavancar a indústria espanhola de conteúdos digitais. Em 2008, o setor faturou 5 bilhões de euros, o que representa um crescimento de 15,8% do ano anterior.

Com a mudança na legislação, os espanhóis seguirão o mesmo caminho da Finlândia. Esta semana, o país anunciou que planeja prover internet rápida (de um megabyte por segundo, no mínimo) para todas as casas e escritórios de seu território até julho de 2010.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...