Dezenas de milhares de crianças foram abusadas sexualmente no Zimbábue em uma crescente epidemia que chocou os ativistas pelos direitos humanos.
Uma única clínica na capital Harare afirmou ter atendido cerca de 30 mil meninos e meninas vítimas de abuso nos últimos quatro anos, uma média de 20 crianças ao dia. Especialistas acreditam que o colapso econômico do país, liderado pelo presidente Robert Mugabe, levou à desagregação familiar que deixou muitas crianças vulneráveis. O pediatra e co-fundador da clínica Family Support Trust, Robert-Grey Choto, disse que nos últimos quatro anos foram mais de 29 mil casos e que, nos últimos dez anos, 70 mil foram registrados só na clínica. Além disso, afirmou que medicamentos ou qualquer outro tipo de apoio é bem-vindo.
Outras organizações dedicadas a ajudar as vitimas estão na defensiva devido ao clima de tensão política no Zimbábue. Betty Makoni, fundadora da Girl Child Network (GCN), já socorreu mais de 25 mil meninas que sofreram abuso sexual. Ela foi obrigada a deixar o país depois que recebeu ameaças. Betty afirma que o número real de vítimas seria provavelmente o dobro do registrado pela clínica Family Support and Trust. A vítima mais nova foi uma criança de apenas 1 dia e a mais velha foi uma senhora de 93 anos. Betty Makoni declarou que crianças menores de 13 anos são obrigadas a casar e muitas foram estupradas e mantidas como reféns em acampamentos de milícias. Segundo ela, muitos ainda acreditam que o homem portador do vírus HIV pode ser curado caso tenha relações sexuais com uma virgem.
A crise econômica, a violência política e a fome no Zimbábue levaram muitas pessoas a saírem o país na última década. Muitos deixam seus filhos aos cuidados de parentes ou amigos e enviam dinheiro. Um grande número de crianças perdeu os pais devido ao HIV/Aids ou outras doenças. O país tem a expectativa de vida mais baixa do mundo. Homens vivem em média 37 anos e mulheres 34 anos. (opinião¬ícia)
Um comentário:
Queridos(as) amigos(as), estou fazendo uma Campanha de doações para o Natal das crianças necessitadas da minha comunidade carente aqui no Rio de Janeiro,são crianças que não tem nada no Natal,as doações serão destinadas a compra de cestas básicas-roupas-calçados e brinquedos,se cada um de nós doar-mos um pouquinho DEUS multiplicará em muitas crianças felizes. Se voce puder arrecadar doacções pra campanha elas serão depositadas no Banco do Brasil agencia 3082-1 conta 9.799-3 ,obriga
Postar um comentário