quinta-feira, 5 de novembro de 2009

A Geração Net chega ao Mercado de Trabalho

A Geração Net conquista a maioridade e se apresenta ao mercado de trabalho com credenciais, formação acadêmica, cultura, valores e filosofia de vida diferenciados. Para o consultor e presidente da Gutemberg Consultores, nada se assemelha aos valores das Gerações Baby Boom (1946-1964) e Geração X (1965-1997). "Ela é totalmente diferente da geração de seus pais. É a primeira vez que se fala de uma geração sujeita aos costumes globais", afirma.

Segundo o consultor, a Geração Net se destaca por honrosas virtudes, mas tem seus pecados mortais. "Por exemplo, eles amam customizar, personalizar, mas ficam grudados na tela, são viciados na Internet, perderam sua habilidade social e não têm tempo para esportes e atividades saudáveis; eles buscam integridade e transparência corporativa, mas por serem muito protegidos pelos pais, estão soltos no mundo, com medo de escolherem seus caminhos; querem entretenimento e prazer no trabalho, na escola e na vida social, mas roubam e violam direitos de propriedade intelectual; eles são inovadores, mas não têm ética de trabalho e serão maus funcionários", esclarece.

Gutemberg acredita que, para essa nova realidade, contribuiu a tecnologia da informação e da comunicação sem fronteiras com todos os seus braços - satélite, TV, computador, celular, Internet, entre várias outras ferramentas que transformam o planeta numa gigante aldeia global.

O consultor acredita de início a Geração Net poderá se deparar com inúmeras barreiras para ingressar no mercado de trabalho, como:

§ A falta de oportunidade para os jovens entre 17 e 24 anos e o descompasso em preparar os jovens para a nova realidade global e transformações constantes - desde o preparo para os idiomas e até mesmo afinidades com novas tecnologias.

§ Essa Geração encontrará um mundo totalmente diferente de seu mundo ideal. Observará que no mundo organizacional há hierarquias, limites, regras, procedimentos e políticas. E o indivíduo será, inevitavelmente, avaliado e comparado pelos padrões antigos, até mesmo por empresas consideradas modernas.

§ Descompasso social. Ele está plugado em diferentes redes, mas foge-lhe o convívio social. Essa Geração tem muita informação, mas é destituída de sabedoria e bom senso na maioria das vezes.

§ A motivação dessa Geração é transitória e excessivamente instável. E para empreender uma carreira é necessário paciência, habilidade política, inteligência social e emocional e principalmente tolerância a adversidade.

Por isso, Gutemberg de Macedo recomenda como estratégia para ingresso no mercado de trabalho as seguintes atitudes:

1) Compreenda como as empresas operam sem preconceitos e julgamento de valor. Isso requer uma análise profunda dos valores, objetivo, missão, fontes de onde emana o poder, rede de colaboradores, entre outras.

2) Procure entender as gerações anteriores, seus motivos, crenças, valores e comportamentos. Inevitavelmente, a geração Net terá de aprender a conviver com elas.

3) Estude e aprenda sobre a natureza humana, especialmente a comunicação, porque impreterivelmente necessitará negociar cada passo, a cada instante.

4) Evite o desprezo pelo passado, porque quem não o conhece sempre acha que está aprendendo coisas novas.

5) Desenvolva contato face a face. Cuidado para não se tornar refém de um computador. Habilidade social requer o conhecimento de regras de boa conduta e etiqueta. Menosprezá-las, além de constituir em ato de pura rebeldia, é também uma maneira de expressar a própria ignorância.

6) Fuja dos guetos. Homens de sucesso não andam em bando ou em manada. Eles procuram distinção.

7) Faça de seus pontos fortes um instrumento e da sociedade: acesso às informações, facilidade de formar rede de relacionamento, curiosidade, criatividade e desprendimento.

8) Entender que o mundo não é apenas feito do presente e que o seu tempo também será mais curto ainda em razão da própria velocidade com que as coisas acontecem no mundo, inclusive, o surgimento de novas tecnologias que influenciarão, cada vez mais, as futuras e novas gerações. Não tomar conhecimento dessa realidade é se obsoletizar antes do tempo.

"O mundo está em evolução constante e permanente. Portanto, se você observar algumas dessas regras poderá entender melhor o curso de sua história e de sua carreira e fazer algo que, além de produtivo, seja longevo para o seu sucesso", recomenda o consultor.

Gutemberg B. de Macedo, presidente da Gutemberg Consultores, é conferencista empresarial e consultor para empresas nacionais e multinacionais de grande porte

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...