
Segundo Wahlstrom, dos 245 eventos registrados em 2009, 224 estavam relacionados com o clima e afetaram 55 milhões de pessoas, provocando 7 mil mortes. Os prejuízos econômicos chegaram a US$ 15 bilhões, mais de R$ 25 bilhões.
A representante especial afirmou que as estatísticas mostram valores mais baixos em comparação com anos anteriores, mas os eventos provocados por fenômemos meteorológicos como tempestades e inundações continuam no topo da lista. Onze milhões de pessoas foram afetadas por enchentes em 2009, no comparativo com as 45 milhões de 2008.
Secas
O estudo também revela que a seca é uma grande ameaça por ser uma catástrofe de início lento e consequências em longo prazo. Só na África elas contabilizaram menos de 20% dos desastres naturais, mas representaram 80% das pessoas afetadas no continente nos últimos 40 anos. Quase 4 milhões de quenianos precisaram de assistência e comida só em 2009 devido à falta de chuva.
Já a Ásia é especialmente vulnerável a tempestades e inundações, com 48 milhões de pessoas afetadas de janeiro a novembro. (eco4planet)
Nenhum comentário:
Postar um comentário