sábado, 19 de dezembro de 2009

Catástrofes naturais afetaram 55 milhões de pessoas em 2009

Os chamados “fenômenos meteorológicos extremos” foram responsáveis por mais de 75% das mortes resultantes de desastres naturais nos primeiros 11 meses deste ano. A afirmação foi feita pela representante especial do secretário-geral para Redução do Risco de Desastres, Margareta Wahlstrom, durante divulgação dos resultados preliminares de um estudo epidemiológico sobre o assunto, em Copenhague (Dinamarca).

Segundo Wahlstrom, dos 245 eventos registrados em 2009, 224 estavam relacionados com o clima e afetaram 55 milhões de pessoas, provocando 7 mil mortes. Os prejuízos econômicos chegaram a US$ 15 bilhões, mais de R$ 25 bilhões.

A representante especial afirmou que as estatísticas mostram valores mais baixos em comparação com anos anteriores, mas os eventos provocados por fenômemos meteorológicos como tempestades e inundações continuam no topo da lista. Onze milhões de pessoas foram afetadas por enchentes em 2009, no comparativo com as 45 milhões de 2008.

Secas

O estudo também revela que a seca é uma grande ameaça por ser uma catástrofe de início lento e consequências em longo prazo. Só na África elas contabilizaram menos de 20% dos desastres naturais, mas representaram 80% das pessoas afetadas no continente nos últimos 40 anos. Quase 4 milhões de quenianos precisaram de assistência e comida só em 2009 devido à falta de chuva.

Já a Ásia é especialmente vulnerável a tempestades e inundações, com 48 milhões de pessoas afetadas de janeiro a novembro. (eco4planet)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...