segunda-feira, 13 de julho de 2009

Eletricidade gerada no Saara

Aproveitar a luz solar no maior deserto do mundo é uma ideia antiga, tão simples quanto cara, mas que pode estar perto de se tornar realidade.
Hoje, a Munich Re, maior empresa de resseguro do mundo, convidou 20 grandes companhias para formar um consórcio chamado Desertec, cujo objetivo é gerar energia solar na África e na Arábia Saudita e trasmiti-la para a Europa. Entre as convidadas estão a Siemens, o Deutsche Bank e as empresas de energia RWE e E. ON, todas alemãs.
A ideia é usar o sistema solar térmico para produzir energia. Por meio deste sistema, a luz do sol é refletida por placas de metal e focalizada em caldeiras a fim de produzir vapor, que por sua vez irá movimentar as turbinas de onde sairá a eletricidade. Um esquema de armazenamento de calor permite que as turbinas se mantenham em funcionamento mesmo durante a noite.
Caso tudo saia como o esperado, serão investidos € 400 bilhões (US$ 560 bilhões) nos próximos 40 anos para construir estações de energia solar térmica para atender 15% da demanda europeia em 2050.(opinião&notícia)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...