quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Museu argentino abre retrospectiva de Andy Warhol

O Museu de Arte Latinoamericano (Malba) e a Fundação Costantini, de Buenos Aires, inauguram, nesta quinta-feira, a maior exposição do artista americano Andy Warhol já realizada na Argentina.

Intitulada Andy Warhol, Mr. America, a mostra reúne mais de 170 obras do artista, incluindo pinturas, fotografias e instalações, além de 44 filmes dirigidos por Warhol.

A organização das obras expostas de Warhol, um dos principais nomes da pop art, foi feita pelo museu e fundação argentinos em parceria com o museu que leva o nome do artista, em Pittsburgh, no Estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos.

Segundo os organizadores, as obras em exposição na Argentina formam uma retrospectiva do artista e destacam “a cultura política e popular dos Estados Unidos, sob olhar de Warhol”.

A mostra Andy Warhol, Mr. America fica em cartaz em Buenos Aires até 22 de fevereiro de 2010. A previsão é de que a exposição venha também para o Brasil e seja inaugurada na Pinacoteca de São Paulo em 20 de março de 2010.

Obras

A seleção dos trabalhos aborda, principalmente, o período de 1961 até 1968. Entre eles se destacam peças famosas do artista como os retratos de Marilyn Monroe, da ex-primeira dama americana Jacqueline Kennedy e do ex-líder chinês Mao Tsé-Tung.

Os organizadores ressaltaram ainda que a exposição conta com a série de latas de sopas Campbell, auto-retratos do artista e filmes como Empire, Blow Job e Outer and Inner Space, entre outros que realizou no seu estúdio The Factory.

De acordo com o fundador do Malba, Eduardo Costantini, esta é a exposição mais cara já realizada pelo museu desde a inauguração, em 2001.

“Trazer a exposição custou US$ 600 mil, mas comemoramos por termos sido escolhidos pela Fundação Warhol”, disse ele à imprensa argentina. (bbc)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...