sábado, 16 de janeiro de 2010

Eclipse do sol na África e na Ásia

Milhares de africanos e asiáticos presenciaram hoje um fenômeno que só deve ser apreciado por um tempo tão longo novamente em mais de mil anos, segundo a Nasa, a Agência Espacial Americana. O eclipse no qual a lua cruzou o caminho do sol deixou apenas uma pequena faixa de luz, em forma de anel.

A observação do eclipse anular do sol começou na África, passando pelo Chade, República Democrática do Congo, Quênia e Somália antes de cruzar o Oceano Índico, onde atingiu seu apogeu, segundo o site da Nasa. O fenômeno continuou a ser observado na Ásia, onde pôde ser visto nas Maldivas, sul da Índia, partes do Sri Lanka, Mianmar e China.


O eclipse é chamado de anular porque a lua não bloqueia o Sol completamente. Eclipses anulares do sol, que são considerado menos importantes para os astrônomos do que eclipses totais do sol, ocorrem cerca de 66 vezes por século e podem ser observados apenas numa pequena faixa ao longo de seu caminho.

Em Uganda, os moradores se referem ao eclipse como uma guerra ente o sol e a lua. O eclipse desta sexta-feira foi visível de uma faixa de 300 quilômetros que passou por metade do globo.

"Uma duração tão longa do eclipse anular não voltará a se repetir em mais de de mil anos (23 de dezembro de 3043)", informa o site da Nasa dedicado aos eclipses. (do blog ciência e meio ambiente jc).

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...