quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Terminal de ônibus vira espaço sustentável

O terminal ônibus de São Francisco, na Califórnia, irá passar por uma reforma radical nos próximos anos. O projeto da nova Transbay Transit Center transformará a estação mais movimentada da cidade em um espaço sustentável e multifuncional para toda a população.

O projeto foi desenvolvido pelos arquitetos da Pelli Clarke Pelli Architects e fará modificações não só na parte arquitetônica, mas também na engenharia, no urbanismo e na própria rotina local. “O Transbay Transit Center será o centro de um novo bairro, um local de atividades que alimentará a vida na rua de uma forma complexa”, dizem os criadores do projeto.

Natureza por todos os lados

Eles contaram ainda que a estrutura da fachada será inspirada no formato das árvores, com “troncos” de aço que se juntarão nas pontas formando pétalas próximas ao telhado. Mas a natureza não será representadas apenas por simulações nessa construção.

Isso porque um telhado verde de quase 22 mil metros quadrados irá cobrir toda a estrutura do terminal, formando um grande parque público. “O City Park será acessível e gratuito, com atrações e atividades completas que caracterizem um espaço urbano verde. Ele ainda será um espaço educacional de São Francisco, exibindo diversas atividades ecológicas”, afirmam.

Para tornar o local mais sustentável, ele será alimentado por turbinas eólicas, terá um equipamento capaz esfriar o ambiente interno com o ar captado no lado de fora, utilizará a energia geotérmica para regular a temperatura e reciclará a água cinza produzida no local.

O projeto, avaliado em US$4 bilhões, recebeu recentemente um incentivo de US$ 171 milhões do Transportation Infrastructure Finance and Innovation Act (TIFIA). Essa verba será utilizada na primeira fase do projeto, que irá substituir o terminal de ônibus existente. A previsão é de que o Transbay Tower fique pronto até 2014. (do eco4planet).


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...