domingo, 4 de abril de 2010

Desaquecimento global

...Ao contrário do que propagam, o planeta Terra tem hoje temperatura média de 15º C e está numa era interglacial. Ainda não é possível afirmar quando terá início nova glaciação. Portanto, a Terra está em desaquecimento global... com oscilações.
O tema do "aquecimento global" aparece com tal frequência na mídia que muitas pessoas creem plenamente na veracidade do fenômeno e na principal causa admitida, a de que o dióxido de carbono o determina. Isso exemplifica como um tema científico não deve ser tratado, porque houve perigosa mistura de interesses políticos, econômicos e sociais, à parte problemas e desafios de conotação essencialmente científica.

Consideremos a complexidade e a variedade de fatores determinantes do clima na Terra.

Há 18 mil anos começaram a diminuir os efeitos severos da última era glacial..., continue lendo

Comentário meu: diferentemente do que possa parecer, neste link, anexo um outro artigo que trata do aquecimento global. Nessa ampla e confusa discussão, como já mostrei em outros posts, é imprescindível, antes de mais nada, se separar efeito estufa ( processo provocado pelo ser humano) de aquecimento e desaquecimento global ( processo inerente à natureza ).

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...