sexta-feira, 2 de abril de 2010

Museus brasileiros na era virtual

Já imaginou consagrar exposições de um museu sem sair de casa? Com este propósito, o projeto Era virtual - museus será lançado na rede neste sábado. A iniciativa reúne 12 museus brasileiros para uma mostra online de suas exposições de forma gratuita e em condições de alta performance tecnológica. Em primeira mão, todas as obras do acervo poderão ser ampliadas com apenas um clique, além de contar com textos explicativos sobre cada obra e setor. O pernambucano Museu do Homem do Nordeste é um dos que deverão integrar a lista do endereço. "Ainda estamos em negociação, porém o projeto dispõe de novas formas de viabilização e um meio para que as pessoas se interessem em conhecer o nosso museu", ressalta a diretora, Vânia Brayner. Se esse projeto for concluído, será possível, por exemplo, adentrar aos detalhes da exposição permanente - Nordeste: territórios plurais, culturais e direitos coletivos.

Os idealizadores do projeto, Carla Sandim e Rodrigo Coelho, inspiraram-se fazendo alusão ao quadro de Monalisa, que está no acervo do Museu do Louvre, em Paris. "A tecnologia possibilita que o internauta interaja de forma significativa com a visita", afirma Sandim.

O objetivo do Era virtual é ampliar o alcance sociocultural dos museus que fazem parte do projeto. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que 92% da população brasileira nunca visitou galerias de arte ou museus.

Ao acessar o site o internauta terá a sensação de estar dentro do próprio museu, com uma visão ampla para qualquer ponto e ainda pode ser acompanhado por um guia virtual."Em relação às exposições programadas para durar um certo tempo específico, ainda poderão ser vistas posteriormente, mesmo depois de desmontadas", informa o coordenador, Rodrigo Coelho. Basicamente, a visita tem início no lado externo e, no canto superior da tela, um mapa estará disponível para que o usuário possa localizar o ponto que deseja navegar.

Apesar de ser uma novidade para nósbrasileiros, esse novo tipo de plataforma é comum nos principais museus do mundo, como a Galeria Nacional de Arte, em Washington, e o Museu Egípcio, no Cairo. Intuitivo e de fácil utilização, o site ainda será veiculado em três idiomas: inglês, espanhol e francês  ( do dpnet.com ).

Um comentário:

Anônimo disse...

Great to be able to visit the museums online, especially the museums that are difficult to visit for people on the other side of the world.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...