Os idealizadores do projeto, Carla Sandim e Rodrigo Coelho, inspiraram-se fazendo alusão ao quadro de Monalisa, que está no acervo do Museu do Louvre, em Paris. "A tecnologia possibilita que o internauta interaja de forma significativa com a visita", afirma Sandim.
O objetivo do Era virtual é ampliar o alcance sociocultural dos museus que fazem parte do projeto. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que 92% da população brasileira nunca visitou galerias de arte ou museus.
Ao acessar o site o internauta terá a sensação de estar dentro do próprio museu, com uma visão ampla para qualquer ponto e ainda pode ser acompanhado por um guia virtual."Em relação às exposições programadas para durar um certo tempo específico, ainda poderão ser vistas posteriormente, mesmo depois de desmontadas", informa o coordenador, Rodrigo Coelho. Basicamente, a visita tem início no lado externo e, no canto superior da tela, um mapa estará disponível para que o usuário possa localizar o ponto que deseja navegar.
Apesar de ser uma novidade para nósbrasileiros, esse novo tipo de plataforma é comum nos principais museus do mundo, como a Galeria Nacional de Arte, em Washington, e o Museu Egípcio, no Cairo. Intuitivo e de fácil utilização, o site ainda será veiculado em três idiomas: inglês, espanhol e francês ( do dpnet.com ).
Um comentário:
Great to be able to visit the museums online, especially the museums that are difficult to visit for people on the other side of the world.
Postar um comentário