sábado, 1 de maio de 2010

O primeiro extravirgem brasileiro

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) criou o primeiro azeite extravirgem feito a partir de azeitonas cultivadas no Brasil. O azeite e as azeitonas brasileiras serão apresentados pela Epamig na VII Exposição de Tecnologia Agropecuária - Ciência para a Vida que acontece até 2 de maio, em Brasilia.

Para chegar às primeiras azeitonas cultivadas em solo brasileiro, foram necessários mais de 30 anos de pesquisa, testando diversas variedades de espécies de oliveiras. Hoje, a Epamig mantém experimentos com sete variedades, em diversas regiões de Minas Gerais, inclusive em condições muito diferentes das encontradas na região de origem da planta, o Mediterrâneo.

Neste ano a previsão é de uma colheita de 50 toneladas de azeitonas, que renderão 20 mil litros de azeite. Até hoje, Brasil não produzia azeitonas em conserva nem azeite, e o consumo é garantido pela exportação de produtos vindos da Europa.

Atualmente, a Epamig vem produzindo, no sul de Minas Gerais, até 30 mil mudas ao ano para atender à demanda de produtores, sobretudo da agricultura familiar, onde essa nova cultura já representa uma alternativa de renda. De acordo com Cláudio Ferreira, da área de Transferência e Difusão de Tecnologia da Epamig, uma vantagem da oliveira cultivada no Brasil é que ela já dá frutos com quatro ou cinco anos, sendo mais precoce do que outras espécies. “Aos seis anos atinge a média de produção, que é de 25 quilos de azeitonas por pé”, completa. ( do globorural ).

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...