quinta-feira, 2 de setembro de 2010

2010: o ano dos desastres naturais

Temperaturas extremas, furacões, erupções vulcânicas, enchentes, tempestades, deslizamentos, tsunamis, incêndios. Em todo o mundo, uma série de catástrofes naturais sucedeu-se ao longo do primeiro semestre deste ano, deixando centenas de milhares de vítimas e um rastro sem precedentes de destruição.
Há quem as relacione ao aquecimento do planeta. Outros não enxergam conexão alguma entre as mudanças climáticas e a ação humana predatória. Ainda são muitas as incertezas sobre o que anda acontecendo no mundo, com exceção de uma: estamos todos em maior ou menor grau sob risco. Afinal, alertam os cientistas, não é o planeta que está ameaçado, mas a humanidade.
Embora os desastres naturais ocorram por todos os lados, segundo o Worldwatch Institute, seus impactos recaem desproporcionalmente sobre as populações pobres, que vivem em áreas vulneráveis e dispõem de poucos recursos.
O terremoto que deixou o Haiti em migalhas no começo do ano, por exemplo, lidera a lista dos maiores desastres ocorridos em 2010, feita pela Forbes... Continue lendo


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...