CITAÇÃO : "Imaginar é mais importante do que saber. O conhecimento é limitado. A imaginação abarca o universo." Albert Einstein
quinta-feira, 16 de setembro de 2010
A França se rende ao Candomblé
Uma tradição baiana começa a se transformar em festa francesa. Domingo, 19 de setembro, baianas e pais-de-santo participarão da lavagem das escadas da igreja "La Madeleine" em Paris. Para quem conhece um pouco Salvador, a história pode parecer velha. Baianas e baianos vestem suas roupas brancas, põem seus colares de candomblé, pegam rodos, vassouras, baldes, água-de-cheiro e se postam diante de uma igreja – uma igreja com escadaria. Depois, juntos, começam a lavá-la, degrau por degrau. Assim é feita, no primeiro domingo de janeiro, ano após ano, a Lavagem do Bonfim, em Salvador. O que pouca gente sabe é que o mesmo ritual acontece, nove meses depois, em um lugar onde as pessoas preferem o roquefort ao acarajé: na França.
Segundo o baiano Roberto Chaves, criador do projeto da lavagam da escadaria da Madeleine, em 2002, "a ideia veio de um sonho que eu tive em 1998, na época da Copa do Mundo. Eu vi Paris toda em branco, com baianas, com flores... foram três meses de batalha até conseguir o aval. É muito fácil fazer lavagem, dançar. Mas armar é muito difícil. “A idéia da exposição é que quem conhece a lavagem do Bonfim mate as saudades, e também mostrar um pouco da Bahia aos franceses”. Leia mais sobre o evento aqui e aqui e veja um vídeo aqui - da correspondente do blog em Montpellier.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário