Esquema de como ficará o túnel sobre o solo |
O governo dinamarquês aprovou, na terça-feira (1), a construção de um túnel subaquático entre as cidades de Rødbyhavn, na Dinamarca, e Puttgarden, na Alemanha. A construção, prevista para ser iniciada em 2014 e finalizada em 2020, está orçada em aproximadamente 5,1 bilhões de euros e ainda passará pela aprovação do governo alemão.
Entrada do túnel do lado dinamarquês. No topo da imagem, é possível ver o centro de monitoramento |
A empresa dinamarquesa Femern A/S foi escolhida para o desenvolvimento de um projeto para a ligação entre as duas cidades, que será a terceira conexão entre os países.
Inicialmente, foram apresentadas duas soluções: uma ponte estaiada e um túnel subaquático. Os dois teriam o mesmo trajeto, alcançando aproximadamente 18 km de extensão. O túnel, no entanto, foi considerado mais seguro e gerador de menor impacto ambiental.
O túnel, praticamente com trajeto em linha reta, contará com cinco vias, sendo duas para automóveis, duas para trens e uma de emergência, localizada entre as duas vias automotivas.
A construção do túnel se dará a partir da abertura de uma trincheira no solo e a colocação das peças pré-fabricadas de concreto. Aproximadamente 15,5 milhões de m³ de terra serão retirados. Após o ajuste das peças, uma camada de aproximadamente 1,2 m de brita será colocada sobre a estrutura, protegendo-a de impactos. Os espaços abertos na trincheira que não forem utilizados pelo túnel serão preenchidos com cascalho e areia. Segundo a Femern A/S, o túnel será o maior do mundo com esse sistema construtivo.
Entrada do túnel do lado dinamarquês |
Entrada do túnel do lado alemão |
A estrutura do túnel alcançará, em alguns pontos, 13,1 m de altura e 45 m de largura. Essas medidas são alcançadas nos pontos onde se encontrarão as áreas de manutenção e as instalações elétricas..
Em relação à segurança, o túnel contará com uma saída de emergência a cada 108 m e um telefone a cada 54 m, além da utilização de uma freqüência de rádio para avisar qualquer acidente aos motoristas. No lado dinamarquês, ainda haverá um centro de monitoramento integral do túnel.
Ponte
O projeto da ponte estaiada, rejeitado pelo governo dinamarquês, previa a construção de uma estrutura mista de aço e concreto, com três mastros, formando dois vãos principais de 724 m de extensão cada. Cada mastro teria 272 m de altura e seria construído em concreto.
Os 76 pilares de concreto da ponte sustentariam a ferrovia, que por sua vez sustentaria, com vigas de aço, as quatro faixas de rolamento da ponte. Nos trechos estaiados, o gabarito de navegação seria de 66,2 m de altura. Ao la do da rodovia, seriam colocados painéis transparentes para a diminuição do vento nas pistas (do piniweb)
Estais permitiriam dois vãos de 724 m de extensão |
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