segunda-feira, 22 de junho de 2009

Campina Grande estreia rede de 1 Gbps

A cidade de Campina Grande, na Paraíba, estreia dia 26 de junho uma rede acadêmica com capacidade de trafegar dados até a velocidade de 1 Gbps.
Construída com recursos do Ministério da Ciência e sob coordenação técnica da RNP (Rede Nacional de Pesquisas), a rede paraibana interliga inicialmente sete instituições de pesquisa da região de Campina Grande por meio de 40 quilômetros de cabos de fibra óptica.
Pesquisadores da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) , Embrapa e Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba, entre outros órgãos científicos, vão poder utilizar a rede para compartilhar dados em grandes volumes.
Campina Grande é a décima primeira cidade a contar com uma rede exclusiva para suas instituições de ensino e pesquisa. Além do município paraibano, também possuem redes do tipo as cidades de Belém, Vitória, Manaus, Florianópolis, Brasília, Natal, São Paulo, Fortaleza, Macapá e Goiânia(info).

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...