quinta-feira, 30 de julho de 2009

É verão na europa: Veneza

..."La Serenissima", como Veneza é conhecida, de serena não tem nada. Há tempos, o mundo vem à esplêndida fonte esculpida da cidade de mapa turístico em punho e fantasias trazidas na bagagem junto com a escova de dentes. Chuá! Entram forasteiros, espirram venezianos. O turismo não é a única razão do êxodo crescente, mas uma questão paira como neblina: quem será o último veneziano a partir?

"Veneza é uma cidade maravilhosa", diz o diretor de uma fundação cultural. De sua janela avistam-se a bacia de San Marco, com sua interminável flotilha de lanchas, gôndolas e ônibus aquáticos, chamados vaporetti, e mais adiante a Piazza San Marco, epicentro do turismo veneziano. "É um imenso teatro. Quem tem dinheiro pode alugar um apartamento num palazzo do século 17 e brincar de aristocrata.

"Sejam bem-vindos, senhoras e senhores. Nessa peça, Veneza desempenha duplo papel. A cidade onde os venezianos moram é a mesma que os turistas visitam. A iluminação, os cenários e os figurinos são de tirar o fôlego, mas o enredo é complicado, e o desfecho, incerto. Certeza, só uma: todos são apaixonados pela protagonista..., leia mais

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...