terça-feira, 14 de julho de 2009

A pimenta e a libido

Conhecida por causar uma sensação de ardência em quem consome, a pimenta possui em sua composição uma substância chamada capsaicina.
"É um composto fitoquímico alcaloide que confere o gosto picante às pimentas. Esse composto quando ingerido causa sensação de ardor, queimação e hiperemia (aumento da quantidade de sangue circulante num determinado local). A pimenta também contém vitamina C, vitamina A, cálcio, ferro, vitamina B1, Niacina, vitamina B2 e fibra alimentar", explica a nutricionista Maria Adelaide Moreira dos Santos, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Quando questionada sobre o alegado efeito afrodisíaco da pimenta, Maria Adelaide esclarece: "O consumo da substância capsaicina libera endorfinas que, uma vez na circulação, causam a sensação de bem-estar". Assim, por causa dessa sensação de bem-estar, a pessoa poderia estar mais receptiva ao sexo, sem que haja nenhuma influência direta no desejo sexual.
Além disso, a capsaicina é ainda a responsável pelo efeito anti-inflamatório e antioxidante da pimenta, fazendo com que ela possa reduzir o risco de doenças crônicas, como alguns tipos de câncer e até o Mal de Alzheimer. (diariodasaúde).

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...