terça-feira, 21 de julho de 2009

Lixo, GO HOME!

A agência ambiental do Reino Unido diz que o lixo tóxico enviado por empresas do país ao Brasil será levado de volta. Ao todo, 98 contêineres carregados com lixo domiciliar e eletrônico chegaram da Inglaterra nos últimos meses em Rio Grande e Caxias do Sul (RS) e em Santos (SP).
Segundo a agência ambiental, não há ainda um prazo fixado para a devolução, que poderá demorar "algumas semanas". O transporte da carga de volta à Europa será feito pelas mesmas transportadoras que trouxeram o lixo ao Brasil, de acordo com o órgão.

A agência britânica diz que existem empresas no país que se aproveitam de um mecanismo legal de exportação de material reciclável para colocar nos contêineres lixo em vez dos produtos.

Na última sexta, a agência divulgou que uma empresa do país foi multada no equivalente a R$ 70 mil por tentar exportar lixo tóxico à China. Segundo o órgão, há "uma série de investigações em andamento" sobre o envio ilegal de materiais para fora do país.

O órgão britânico afirma que espera que o governo brasileiro envie detalhes sobre o caso para então avançar nas investigações sobre as empresas britânicas suspeitas de enviar a carga irregular.

A agência ainda não sabe onde a carga permanecerá acondicionada quando chegar ao Reino Unido, mas diz que o material ficará sob custódia enquanto o caso for investigado.

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) afirma que está preparando um relatório sobre o caso junto com o Ministério das Relações Exteriores e que não há como passar detalhes da situação imediatamente aos britânicos.

Em Rio Grande, 40 contêineres estão prontos para serem transportados de volta ao Reino Unido, dependendo apenas de documentação.

Seis empresas, entre transportadoras e importadoras, receberam multas de até R$ 408 mil do Ibama. Os importadores argumentaram que compraram material para reciclagem na Inglaterra, mas os negociadores ingleses acabaram enviando lixo nos contêineres.

Entre o material que chegou aos portos brasileiros havia pilhas, seringas, banheiros químicos e até um tonel com brinquedos para serem entregues a "crianças pobres".

A Polícia Federal investiga a participação de um brasileiro no Reino Unido no envio do material ao país. (agência folha)

Um comentário:

Anônimo disse...

este caso é pedagógico: o que podemos pensar da política ambienta inglesa quando uma coisa dessa ocorre? Não há controle ambiental!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...