sábado, 22 de agosto de 2009

A(H1N1) - vírus localizado em granja de perus

O Chile detectou o vírus da gripe H1N1 em duas granjas de perus, informaram autoridades, no primeiro registro de infecção pelo vírus fora de humanos e porcos. No entanto, não há indícios de que a doença tenha se espalhado para outras partes do país.

A agência de agricultura e pecuária do governo, SAG, disse na noite de quinta-feira que o surto de gripe foi controlado em duas fazendas a 120 quilômetros a oeste da capital Santiago e que a Organização Mundial de Saúde Animal já foi informada do ocorrido. "Pedimos ao público que consuma produtos de peru com confiança", afirmou um comunicado da SAG, acrescentando que testes de laboratório descartaram a presença do vírus H5N1, da chamada gripe aviária.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou, por sua vez, que não foi emitido "nenhum alerta" após a detecção do vírus no Chile. "Não há nenhum alerta em relação ao contágio de perus em duas granjas chilenas. São eventos isolados", afirmou o porta-voz do órgão, Gregory Hartl, que esclareceu não haver "sinais de uma eventual mutação do vírus, mas é naturalmente necessário continuar monitorando a situação". Na mesma linha da OMS, o especialista italiano Giovanni Rezza, epidemiologista e diretor do departamento de Doenças infecciosas do Instituto Superior de Saúde (ISS) da Itália, disse acreditar que "não deve haver um alarme", desde que "sejam casos isolados". (américaeconomia)

* VEJA AQUI, UM SITE EM PORTUGUÊS ATUALIZADO DIARIAMENTE COM INFORMAÇÕES SOBRE A NOVA GRIPE

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...