quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Conhecendo o vinho do gelo

O vinho do gelo, é um vinho raro e excepcional. Raro, porque é um vinho extremamente confidencial e, excepcional porque ele é produzido a partir de uvas colhidas geladas que possuem uma forte concentraçao de açucar.

A produçao deste tipo de vinho ocorre uma ou duas vezes de dez em dez anos em regioes cujo clima é bastante frio como a Austria e o Canada onde ele é conhecido respectivamente como Eiswein ou Icewine.

A espera é interminavel, indecisa e delicada. Quando o termômetro indica 12 graus negativos, o milagre acontece! Começa-se entao a colheita da uva para produzir algumas gotas do precioso elixir.

Na Austria, a colheita começa geralmente às 2 horas da manha. Munidos de lanternas, os colhedores de uva, se apreçam para iniciar a colheita da uva que nao deve absolutamente ser descongelada.

Afim da manter a concentraçao do açucar e da acidez da uva, toda a colheita da uva é imediatamente levada para ser esmagada. Este processo faz com que os sabores do vinho do gelo sejam unicos e inimitaveis. Além disso, é um vinho que envelhece bem e atinge recordes de preço durante os leiloes. (Da correspondente em Montpellier).

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...