domingo, 30 de agosto de 2009

Uma nova revista de divulgação científica

A revista Unesp Ciência é o mais novo veículo de divulgação científica no Brasil. A revista foi lançada nesta semana pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em cerimônia no campus Barra Funda, na capital paulista.

Com periodicidade mensal e tiragem de 25 mil exemplares, a publicação será distribuída nos campi da Unesp e em diversas instituições de ensino e de pesquisa. A revista também poderá ser lida gratuitamente no site da universidade.

"O foco é fazer uma divulgação científica de referência, com equilíbrio entre as áreas. E um jornalismo crítico, não mostrando a ciência como algo acabado", disse Maurício Tuffani, assessor de comunicação e imprensa da Unesp e diretor editorial da revista.

No primeiro número, a revista destaca os 400 anos da ciência moderna. A reportagem Quatro séculos da ciência relembra Galileu Galilei (1564-1642), que rompeu o paradigma defendido por Nicolau Copérnico (1473-1543), segundo o qual o Sol estaria no centro do Sistema Solar (heliocentrismo).

Essa mudança de perspectiva é considerada o marco da modernidade científica. A reportagem elenca ainda alguns dos principais formuladores da ciência moderna, como Francis Bacon, René Descartes e Albert Einstein.

A revista Unesp Ciência pode ser lida em formato pdf aqui

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...