
O Vietnã, país longo e estreito com cerca de 331.688 quilômetros quadrados tem uma população total de 84.238.000 habitantes, dos quais 75% é rural. O sul, muito fértil, cultiva essencialmente o arroz. Produto de base, este alimento é também um produto de exportação sendo o Vietnã o terceiro produtor mundial. Além da rizicultura, estão em expansão as culturas do milho, batata-doce, mandioca, hortaliças, fruta (ananás e citricos), cana-de-açúcar, borracha, chá, café (2º produtor mundial depois do Brasil). O norte do país concentra os recurssos minerais (antracito, linhito, carvão, minério de ferro, manganês, bauxita e titânio) e a indústria pesada. O principal produto de exportação, o petróleo, representa 20% das receitas do comércio exterior.
Três cidades se destacam: Ho Chi Min, (o pulmão econômico do país, antiga Saigon) com aproximadamente 7 milhões de pessoas, Hanói com 4 milhões (capital do país) e o porto de Haiphog, no norte, com 2 milhões de pessoas.
A existência de 54 grupos étnicos no território vietnamita contribui de forma importante para a riqueza e diversidade da cultura vietnamita. Os chineses se concentram nos centros urbanos e sua participação tanto econômica como demográfica, vem diminuindo devido à política de deportação em massa para a China.
Traços culturais :
· A túnica longa (áo dài en vietnamien) tornou-se o traje representativo da cultura vietnamita.
· O chapéu em foma de cone simboliza a graça e a doçura do vietnamita, e é utilizado nos arrozais, nas feiras, nas escolas…
Com relação ao turismo, observa-se uma nítida progressão. Em 2008, cerca de 4 milhões de turistas entre chineses, coreanos, americanos, japoneses, australianos, franceses, tailandeses… visitaram o Vietnã. Na seleção das principais cidades visitadas estão : Hanoi, Hô-Chi-Minh, e Hué, a cidade imperial. Além destes lugares, a Baía de Ha Long e o Parque Nacional de Phong Nha-Ke Bang oferecem aos visitantes paisagens magníficas.
Hanoi, a capital vietnamita, oferece inúmeras atrações turísticas e entre as principais estão: o Templo da Literatura, a Pagode de Um Pilar (Chua Môt Côt), o Museu de História, o Museu de Arte, a Catedral de Sao José, a Rua Trang Tien, o Hotel Sofitel Métropole (construído em 1905 e reformado em 1995), que teve um papel importante na história da cidade, sobretudo no momento da guerra, o Teatro da Ópera, cópia do Teatro da Ópera de Paris, o Grande Lago, as magníficas casas coloniais da rua Phan Dinh Phung, sobretudo as das embaixadas, a ponte Long Biên, o Mausoleu do Presidente Hô Chi Minh, o Museu Hô Chi Minh ...
Sugestão de viagem virtual de todas estas atrações turísticas através das fotos disponíveis aqui !!! BOA VIAGEM ! (da correspondente do blog em Montpellier)
Nenhum comentário:
Postar um comentário