Localizada em Camocim, no Ceará, a usina tem 50 aerogeradores de 2,1 MW de potência, com capacidade de produzir 105 MW, o suficiente para abastecer uma cidade com 350 mil habitantes.
O empreendimento, da Siif Énergies, é o maior do nordeste brasileiro e eleva a produção nacional a 547 MW de potência instalada. Esse número ainda deve alcançar 900 MW até o final de 2009 se outras usinas com inauguração marcada para este ano forem terminadas. Foram construídos cerca de 135 km de linhas de transmissão ligando a usina em Camocim à subestação na cidade de Sobral.
A maior usina eólica do Brasil e, na verdade, da América Latina, também será construída pela Siif Énergies. Localizada no Rio de Janeiro, a Central Eólica de Quintilha Machado terá potência de 135 MW.
Considerada uma das formas mais limpas de se obter energia, as usinas eólicas crescem a taxas anuais entre 20% e 30% e, segundo o Atlas do Potencial Eólico Brasileiro, o país tem possibilidade de tirar até 143 GW de energia dos ventos, mais de 260 vezes o que existe hoje. (info)
Nenhum comentário:
Postar um comentário