segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Urbanizando as Hortas rurais

Cultivar alimentos não é uma tarefa fácil. É preciso espaço, solo rico, água. Por essas e outras razões, a agricultura fica sempre fora das grandes cidades. Para suprir a necessidade de ter cultivos por perto e uma produção mais controlada por quem vai desfrutá-la, um projeto inglês está propondo alternativas de agricultura urbana. Ou como chamam, Metabolicity, algo como “cidade metabólica”, ou “cidade que produz”.




O projeto já desenvolveu várias formas de plantio, integrando técnicas agrícolas novas e tradicionais. Uma delas é o cultivo vertical, que economiza espaço, já que uma espécie de teia de arame é usada para envolver os vasos e dar sustentação às plantas. Mas também é possível fazer o cultivo hidropônico, método onde se planta em uma rica solução de água, que dispensa terra.

Outra forma de produzir alimentos é aproveitar a luz que chega nas grandes janelas e deixar as plantas bem ao lado delas. Um restaurante inglês fez isso. Ele alojou vasos em sua fachada de vidro e produz ali temperos e vegetais, como acelga, que são colhidos e servidos em pratos da casa. Mais próximo do produtor que isso, impossível.


A foto acima é a parte do blogueiro naquilo que ele acha underground na urbanização da atualidade.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...