sábado, 28 de novembro de 2009

Viajando pelas cidades históricas mineiras

Quem está em busca de cultura geral além dos habituais descanso e prazer precisa seguir o interessante Circuito do Ouro das Cidades Históricas de Minas Gerais. A principal atração do circuito é Ouro Preto, cidade que foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Palco de um dos grandes momentos da história brasileira, a Inconfidência Mineira, a cidade é a preferida pela maioria dos visitantes, que lá encontram boas opções de hospedagem, de albergues a hotéis 5 estrelas, boa comida e muita história.

O próprio edifício do Museu da Inconfidência já é histórico. O museu está no prédio da antiga cadeia da cidade e lá estão sepultados nove inconfidentes. Ali também estão as supostas traves de madeira usadas para enforcar Tiradentes, além de abrigar um acervo de arte sacra dos séculos XVIII e XIX.

A leitora do Opinião e Notícia Maria Helena Silva ficou admirada com a movimentação da cidade em um feriado de Finados. “Durante o dia, desci a ladeira ao lado do Museu e cheguei à Igreja São Francisco de Assis. À noite fui a um restaurante muito interessante. Na hora da saída, ouvi um som, era uma festa nos arredores da Praça Tiradentes. A cidade estava movimentada num dia sem expectativas, imaginem no Carnaval!”

Ainda no Centro Histórico, estão algumas igrejas construídas em estilo barroco e rococó, que marcam a religiosidade portuguesa da época.

A primeira, a Igreja de São Francisco de Assis, é a obra-prima dos dois grandes artistas brasileiros, o escultor Antônio Francisco Lisboa — o Aleijadinho — e o pintor Manuel da Costa Ataíde. O forro da nave da igreja precisou de dez anos para ser concluído, e o resultado é uma impressionante ilusão de ótica, graças aos pilares pintados em perspectiva. Outra igreja a ser visitada é a Igreja de Nossa Senhora do Pilar, a segunda mais rica do país. No revestimento da igreja foram utilizados 434 quilos de ouro. Os entalhes foram feitos por Francisco Xavier de Brito, mestre de Aleijadinho.

A última igreja a ser construída em Ouro Preto foi a de São Francisco de Paula, que só foi concluída em 1884. Infelizmente, o conjunto arquitetônico do qual ela faz parte foi muito descaracterizado pela favelização de seus arredores. Cerca de 60% das pessoas que moram no centro de Ouro Preto vivem nos morros.

Ao sair de Ouro Preto, é possível ir de Maria Fumaça à cidade de Mariana, que também faz parte do roteiro turístico. Quem quiser economizar pode pegar um ônibus interurbano e pagar uma passagem de R$ 2,55, mas irá perder toda a magia de andar sobre a estrada de ferro construída no século XIX. Além disso, a estação de Mariana abriga uma biblioteca e painéis que contam a história da cidade.

Na cidade de Congonhas está o que, na opinião da leitora Amélia Garcia, é o que de fato vale a pena na viagem às cidades históricas: os célebres 12 apóstolos de Aleijadinho. As esculturas estão na entrada da Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos. “É impressionante. Ainda mais por saber que ele talhou os apóstolos já praticamente sem as mãos. Com as ferramentas amarradas nos punhos”, conta a leitora. (opinião e notícia).




Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...