domingo, 6 de dezembro de 2009

A lista dos domínios web mais perigosos

Camarões (.cm), na África, tem o domínio mais perigoso da internet, enquanto o Japão (.jp) é o mais seguro. Essa é uma das conclusões do relatório "Mapeando os perigos da Web", divulgado nesta quarta-feira (2/12) pela fornecedora de soluções de segurança McAfee.

Com risco estimado em 36,7%, Camarões pode ter sido escolhido pelos golpistas virtuais por causa dos erros de digitação - o domínio daquele país, ".cm", costuma ser confundido com ."com" na hora de digitar endereços web, ressalta o relatório.

Outros domínios de países considerados arriscados pela McAfee foram China (.cn), com 23,4% de risco; Samoa Ocidental (.ws), com 17,8%; Filipinas (.ph), com 13,1%; e a ex-União Soviética (.su), com 5,2%.
Hong Kong (.hk), que era o domínio mais perigoso de 2008, caiu para a 34.º lugar. O Brasil aparece em 70.º, com 0,4% de risco e empatado com México (69.º) e Colômbia (68.º).

Entre os domínios de primeiro nível, ".com" é de longe o mais perigoso, com 32,2% de risco. Domínios educacionais (.edu) e do governo americano (.gov) estão entre os mais seguros, com 0,1% e 0% de risco, respectivamente.

Na outra ponta

Já a lista de domínios mais seguros é liderada pelo Japão (.jp), seguido por Irlanda (.ie), Croácia (.hr) e Luxemburgo (.lu), todos com risco estimado em 0,1%. Vanuatu (.vu), o quinto mais seguro, tem risco de 0,2%.

A pesquisa é feita com base em tecnologia própria da McAfee, que testa e classifica a maioria dos sites com tráfego da internet. (pcworld)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...