segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Aplicativo lê código de barras e indica o nível de sustentabilidade do produto


Consumir de forma consciente nem sempre é fácil. Apesar das boas intenções, muitas vezes é difícil saber quais produtos na prateleira do supermercado são sustentáveis social, econômica e ecologicamente. Para resolver esses problemas o GoodGuide e a Apple criaram um aplicativo que utiliza o iPhone e o iPod Touch para ler o código de barras dos produtos e informar se ele é sustentável ou não.

O aplicativo identifica o produto e indica um número referente à classificação daquele produto segundo critérios como os impactos na saúde do consumidor, respeito ao meio ambiente e responsabilidade social com todos os envolvidos na cadeia produtiva.

Tão simples como escanear um código de barras com um leitor comum, o aplicativo pode ler dados de produtos de limpeza e higiene pessoal, brinquedos e alimentos. Ao selecionar um produto os usuários recebem a pontuação relativa a ele, bem como informações como se ele causa algum tipo de problema de saúde, se gera lixo tóxico ou se a empresa possui políticas de inclusão social ou problemas trabalhistas.

"Ao tornar as informações sobre os produtos mais transparente, GoodGuide busca ajudar as pessoas a compram de forma mais atenta e motivar as empresas a oferecerem produtos cada vez melhores,” contam os responsáveis pela iniciativa.

Assim como no site do GoodGuide, as informações recebidas no aplicativo são baseadas em pesquisas científicas independentes de mais de 65 mil itens de consumo, além dos dados fornecidos pelas próprias empresas.

“O que nós pensamos ser sustentável hoje em dia são apenas miragens”, afirmou em entrevista ao The New York Times o autor do livro Inteligência Ecológica, Daniel Goleman. Ele, que trocou a marca de desodorantes e xampus por causa da iniciativa, destacou ainda que o projeto pode ”ter um efeito revolucionário na indústria e no comércio”, especialmente no que diz respeito à educação dos consumidores.

Apesar dos elogios, o diretor executivo da Sociedade Internacional para a Ecologia Industrial, John R. Ehrenfeld, ressaltou que é preciso ficar atento às informações. “Os consumidores precisam estar muito bem educados sobre o que esses dados significam e se eles irão servir ao propósito que a GoodGuide prega”, explicou também em entrevista ao The New York Times.

Para utilizar basta acessar o iTunes Store, instalar o aplicativo no iPhone ou iPod Touch e seguir o passo-a-passo indicado pelo programa. A boa notícia é que o aplicativo é gratuito e pode ser baixado em qualquer país. A má é que ele funciona apenas com produtos norte-americanos. Ainda assim, você pode instalá-lo e testar nas marcas internacionais que preenchem as prateleiras dos nossos supermercados

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...