quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Os alimentos do futuro


Cada ano, 60 bilhões de animais (sem contar os peixes), são abatidos para o consumo humano. Substituir a carne e/ou o peixe pelas larvas é uma das pistas que vem sendo estudada pela FAO para garantir a alimentação da população mundial nas próximas décadas (9 bilhões de pessoas em 2050). Espetinhos de gafanhoto, escorpiões ao molho piquante, larvas fritas … o cardápio não parece nada apetitoso, mas vamos ter que nos habituar à esta idéia que é tao antiga quanto o homem. Na verdade, os insetos  representam uma biodiversidade extremamente importante e conforme diversos experts será o futuro da nossa alimentação. Atualmente, escorpiões, gafanhotos, escaravelhos… já fazem parte dos cardápios de inúmeros países asiáticos, do México… e representam uma fonte, não negligente, de proteinas, de vitaminas e de sais minerais. As larvas das abelhas constituem uma excelente fonte de vitamina D e a carne do gafanhoto oferece bem mais glicídios e cálcio que qualquer carne bovina. Apenas para se ter uma idéia, um enxame de gafanhotos, representa 400 000 toneladas de proteinas. E em termos de calorias e gordura, por exemplo, 100 gramas de carne moida contém mais do dobro em comparação a 100 gramas de grilos.

Um bom rendimento : para se produzir 1 kg de carne bovina, precisamos de 10 kg de produções vegetais, enquanto que para se produzir a mesma quantidade de insetos precisamos apenas de 3 kg de vegetais. A entomofagia – nutrição a base de insetos – poderá ser a solução ideal e pouco a pouco, ela vem ganhando terreno no Ocidente graças aos seus argumentos nutricionais. Atualmente, mais de 1400 espécies de larvas e de insetos são consumidas em aproximadamente 90 países e 3 000 etnias espalhadas nos cinco continentes. Convém salientar, que uma entomofagia de massa, pode representar uma ameaça as espécies de insetos comestíveis e desestabilizar os ecosistemas aos quais eles são essenciais. Exemplo, consumir alguns milhões de gafanhotos migratórios pode ser uma vantagem para alimentar a população e proteger os campos dos efeitos desastrosos da passagem desses insetos. Mais informações, receitas  e um vídeo AQUI ( da correspondente do blog em Montpellier ).

Um comentário:

cândido disse...

Sou a favor. Nunca experimentei insetos mas sou fã de caranguejo e camarão que são artrópodes também, então não há nada de absurdo nem nojento. Se souber como consumir os insetos poste uma receita para gente. Abraços.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...