sábado, 12 de setembro de 2009

Um buscador para audio-visual

A IBM desenvolveu uma tecnologia para aperfeiçoar a busca por conteúdos multimídia na internet.

Chamada SAPIR (de Search in Audio-Visual Content Using Peer-to-Peer Information Retrieva), a ferramenta promete fazer buscas melhores que os atuais mecanismos do Google e Yahoo.

O SAPIR indexa e analisa atributos como cor, layout, formato e sons de fotos e vídeos. Depois, a ferramenta compara tais descrições com outras fotos existentes e ajuda a identificar qual é a imagem.

Esta é uma abordagem diferente das existentes na maioria das tecnologias de busca, que tipicamente filtra as imagens baseada nas legendas, em texto, publicadas junto às fotos.Em um vídeo publicado no YouTube demonstrando o SAPIR, um turista em Madrid,

Espanha, tira a foto de um monumento usando um smartphone da Nokia, e faz uma busca pelo sistema. A ferramenta exibe várias imagens parecidas, com as mesmas cores e mesmo ângulo.

Ao combinar a busca da foto capturada com a palavra “Madrid”, o SAPIR mostra menos resultados, chegando mais facilmente à imagem do mesmo monumento recém-fotografado pelo turista.

O SAPIR ainda está em fase de demonstração e está disponível para teste. (idg)

Um novo projeto de Niemeyer

...O IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo) realizou ensaios de esforços de vento para o desenvolvimento da estrutura de uma torre de transmissão de TV digital projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer para o Distrito Federal. Os testes foram feitos durante uma semana pelo CMF (Centro de Metrologia de Fluidos), que abriga o túnel de vento do instituto.

Localizada na cidade de Sobradinho, a 20 km de Brasília, a torre de 180 metros de altura com diâmetro médio de 12,5 metros será responsável pela transmissão do sinal digital de 12 canais abertos. A construção, executada pela Secretaria de Obras do Estado, será feita em concreto com platôs intermediários. O investimento está estimado em R$ 64 milhões..., continue lendo.

A crise chegou ao lixo

...A crise econômica também chegou no lixo. O desaquecimento na economia derrubou em até 70% o preço de muitas sucatas e materiais recicláveis e reduziu drasticamente a renda de catadores e trabalhadores de cooperativas de reciclagem.

A queda nos preços ocorreu por conta da depressão geral nos valores de muitas commodities e produtos básicos, como o alumínio e o papel.

No caso do Brasil, os catadores sofreram principalmente com a redução no preço do papel, que é comprado apenas por algumas poucas empresas de grande porte.
“É um problema social muito grave porque atinge diretamente trabalhadores muito desprotegidos e ameaça a existência de cooperativas que fizeram muito para melhorar as condições de catadores de rua e de gente que vivia nos lixões”, diz a diretora de projetos do Instituto de Projetos e Pesquisas Sócio Ambientais (Ipesa), Luciana Lopes...,

continue lendo.

Manhattan de ontem e de hoje

...Pesquisadores redescobriram, bloco por bloco, da paisagem original de Manhattan. A ilha era uma terra selvagem extraordinária de castanheiras, carvalhos e nogueiras altas, de pântanos salgados e de campinas com perus, alces e ursos negros..., leia mais

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Imagens da(s) Mongólia(s)

...A Mongólia, nação independente e a Mongólia Interior, região autônoma da República Popular da China, têm em comum a história e a geografia. Nesses últimos anos, a evolução do crescimento das duas Mongólias, concentrou-se principalmente na cultura de ambas.
A democracia na Mongólia, surgiu com a revolução de 1990, e é portanto uma democracia jovem, com menos de 20 anos. Num passado mais remoto a Mongólia foi governada por diferentes dinastias, desde Genghis Khan em 1206, e mais tarde apoiada pela ex União Soviética. Quanto a Mongólia Interior, apesar dos esforços realizados no sentido de se preservar a cultura mongol, sua mutação cultural continua, visto que atualmente mais de 80% da população é representada pela etnia « Han », etnia majoritária chinesa.
Conheça aqui, um pouco mais sobre a(s) mongólia(s).

11 de setembro, um dia para ficar na História

11 de setembro, desespero e angústia de milhares e consternação de milhões de pessoas. Em pouco mais de 1 hora o mundo viu um marco do poderio americano se desfazer em destroços e poeira. Muito já foi mostrado e comentado, mas muito ainda será refletido sobre esse terrível ataque terrorista. Veja aqui uma cronologia dos fatos acontecidos (em inglês), aqui , imagens impressionantes e finalizando, um vídeo (vídeo No 1), com o arquiteto e especialista em estruturas de aço Richard Gage, expondo as provas da demolição controlada das torres do World Trade Center. Vídeo esse que fez com que engenheiros e arquitetos americanos reclamassem uma abertura de inquérito sobre o 11 de setembro.

Google Earth em nova versão

O Gooogle Earth foi atualizado para a versão 5.1. Basicamente, os engenheiros fizeram algumas alterações no motor do software. Dessa maneira, ele trabalha melhor com a memória do computador e carrega os mapas com mais rapidez.

O trabalho dos engenheiros resultou em outras melhorias. O Google Earth 5.1 também é mais rápido que a antiga versão para desenhar os elementos dos mapas (como prédios e ruas). Além disso, o software não apresenta mais lentidão quando o internauta navega pela globo.


O Google Earth 5.1 agora instala, automaticamente, o plug-in para integrá-lo ao navegador. Antes, o internauta é quem executava essa operação, com uma nova instalação.
faça aqui o download.

Mais um parque eólico no Ceará

Mais um parque eólico é inaugurado no Ceará. Foram investidos 500 milhões de reais na Central Eólica Praia de Formosa.

Localizada em Camocim, no Ceará, a usina tem 50 aerogeradores de 2,1 MW de potência, com capacidade de produzir 105 MW, o suficiente para abastecer uma cidade com 350 mil habitantes.

O empreendimento, da Siif Énergies, é o maior do nordeste brasileiro e eleva a produção nacional a 547 MW de potência instalada. Esse número ainda deve alcançar 900 MW até o final de 2009 se outras usinas com inauguração marcada para este ano forem terminadas. Foram construídos cerca de 135 km de linhas de transmissão ligando a usina em Camocim à subestação na cidade de Sobral.
A maior usina eólica do Brasil e, na verdade, da América Latina, também será construída pela Siif Énergies. Localizada no Rio de Janeiro, a Central Eólica de Quintilha Machado terá potência de 135 MW.
Considerada uma das formas mais limpas de se obter energia, as usinas eólicas crescem a taxas anuais entre 20% e 30% e, segundo o Atlas do Potencial Eólico Brasileiro, o país tem possibilidade de tirar até 143 GW de energia dos ventos, mais de 260 vezes o que existe hoje. (info)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...