quinta-feira, 16 de julho de 2009

Polêmica na Inglaterra

...A educação sexual das crianças e adolescentes costuma seguir a cartilha da biologia e da saúde. fala-se de reprodução e de cuidados com as doenças sexualmente transmissíveis. Pois um panfleto do Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido, em Sheffield, está na berlinda por dizer aos jovens o seguinte: sexo é bom.
O panfleto, com o título “Prazer“, encoraja pais e educadores a imprimir uma dose de honestidade sobre os prazeres da carne aos adolescentes. Não foi bem recebido por correntes conservadoras, é claro.
O panfleto diz que os jovens têm “direito” à orientação de que orgasmos são bons - desde que aconteçam de forma consensual e segura. Também contém conselhos sobre masturbação. “É perfeitamente saudável”, diz o texto. Não que os jovens ainda acreditem que possam ter erupções na pele ou ficar cegos, mas não deixa de ser surpreendente. Segundo o professor Roger Ingham, psicólogo da Universidade de Southampton, autor de parte do texto, “os jovens reclamam sempre que os assuntos de sexo são apenas biológicos e ficam sem sentido ao não fazer qualquer conexão com aquilo que eles estão sentindo”.

Natika Halil, diretor de uma ONG sobre saúde sexual, concorda: “Deve-se falar do sexo não só como procriação, mas como parte dos relacionamentos”, afirma.
A oposição já está gritando. Trevor Stammers, porta-voz do Conselho de Jovens e Família da Inglaterra, disse que o panfleto “é nada mais do que o incentivo ao abuso de crianças”. Anthony Seldon, diretor de um colégio de Sheffield, disse que o texto é “deplorável”. Os tablóides ingleses foram à cidade. O The Sun estampou na primeira página “Sheffield tells kids: sex each day is healthy”. O Times On Line diz que estão incentivando as crianças a ter “um orgasmo por dia”.
Ruth Smith, editora da revista Children & Young People Now, disse que o trunfo do guia é ajudar os jovens a ficar mais confortáveis com sua sexualidade. Inclusive sentindo-se mais seguros para falar do assunto se sofrerem algum assédio. “Pesquisas mostram que os adolescentes se sentem pressionados para ter sexo antes de estarem preparados. O panfleto lhes abre a chance de falar do tema. Não é uma licença para simplesmente para sair e ter relações. O contrário: sugere que se espere até que se possa realmente gostar”, diz
. (época).

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...