quinta-feira, 16 de julho de 2009

Resiliência: exigência do mundo corporativo

Com as mudanças acontecendo com rapidez, a resiliência torna-se uma competência altamente valorizada.
Na engenharia, o conceito de resiliência pode ser definido como a resistência e flexibilidade de uma edificação, necessária para que ela não desabe com as forças da natureza como furacões ou tremores de terra. Há algum tempo a medicina passou a adotar este conceito para definir a capacidade de um indivíduo se comportar frente as pressões e adversidades da vida moderna, impedindo que elas interfiram negativamente na maneira como ele interage com o mundo.
Atualmente, a resiliência é uma das competências mais valorizadas pelas empresas em seus profissionais. “Hoje, as coisas se movem e se transformam em uma velocidade estonteante, principalmente devido ao crescimento exponencial do conhecimento humano. Essa é uma realidade que veio para ficar e por isso é muito importante aprender a lidar com as dificuldades e aproveitá-las como uma oportunidade de aprendizado e crescimento pessoal”, explica Wanderley Pires, médico e um dos principais especialistas em resiliência no País.

“Profissionais resilientes aumentam significativamente suas oportunidades de desenvolvimento de carreira e por isso damos muita importância a esta competência. Ser resiliente é importante especialmente em tempos de crise econômica, quando a pressão e a incerteza aumentam ainda mais.”, afirma Priscila D’ Addio, gerente de novos negócios e relacionamento da Career Center.

Wanderley Pires destaca que todos os animais têm como reação natural estressar-se diante das mudanças no ambiente, pois na vida selvagem as mudanças normalmente representam ameaças. No entanto, só o homem é capaz de estressar-se pensando em acontecimentos hipotéticos como, por exemplo, a possibilidade de perder o emprego ou não ser bem sucedido em uma determinada tarefa. Em tais situações um profissional resiliente leva vantagem, pois é capaz de encarar os desafios da vida como uma oportunidade de treinamento e desenvolvimento pessoal.

Mas como fazer para desenvolver esta competência? “Existem muitas técnicas que nos permitem praticar e desenvolver a resiliência”, explica Wanderley Pires. “A primeira delas é preparar-se psicologicamente para uma situação futura que você já sabe que trará algum tipo de pressão. Por exemplo: se você sabe que terá uma reunião tensa e decisiva com seu superior, é possível preparar-se com antecedência imaginando os desdobramentos possíveis e procurando manter o auto-controle . Outros fatores essenciais são o autoconhecimento, a autodisciplina, a automotivação, ou seja, as qualidades que nos permitem lidar com situações de tensão.”(management)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...