
Ao aprimorar a luneta - inventada um ano antes pelo holandês Hanz Lipperhey -, Galileu conseguiu o alcance suficiente (30 vezes) para visualizar a Lua de forma jamais antes vista por algum ser humano, observando montanhas e crateras. Não só isso, como ele foi o responsável pela descoberta do sistema de satélites de Júpiter , as manchas solares, as fases do planeta Vênus, a miríade de estrelas da Via Láctea e os anéis de Saturno (que, na época, pensou tratar-se de objetos como "asas" de uma xícara.
As observações do físico, matemático, astrônomo e filósofo italiano quase o levaram à morte pela Inquisição da Igreja Católica. Ao descobrir os quatro satélites gigantes de Júpiter (chamados de luas de Galileu: Io, Calisto, Europa e Ganimedes) levaram Galileu a defender a teria heliocêntrica de Copérnico, que afirmava ser o Sol o centro do Universo - e não a Terra, como era aceito na época.
Com publicações de estudos catalogados no Index librorum prohibitorum (índice dos livros proibidos), o astrônomo foi obrigado pela Inquisição a não mais divulgar ou ensinar as teorias que correlacionavam às de Copérnico. Galileu morreu cego, mas ainda produtivo, na cidade de Florença, no dia 8 de janeiro de 1642, aos 78 anos. Em 1999, três séculos após sua condenação pela Igreja Católica, o italiano foi absolvido das acusações de heresia. (eBand)
Assista aqui, um trailer de um filme sobre galileu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário