
Que diferença a tecnologia está fazendo na formação dos alunos? Nenhuma. Do ponto de vista qualitativo, os programas de inclusão digital nas escolas é um desastre. A conclusão é de pesquisa realizada pela Fundação Victor Civita, Ibope e Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da USP.
O estudo revelou que 89% dos professores não se sentem preparados para usar os recursos tecnológicos na educação. Nem mesmo aqueles que lecionam nas instituições onde houve cursos de formação em Tecnologias da informação e comunicação (TICs) nos últimos 12 meses – somente 29% da mostra. A maioria dos docentes considera os cursos pouco úteis para o dia a dia em sala de aula.
Por pura falta de conhecimento, os instrumentos idealizados para revolucionar o ensino acabam empoeirados num laboratório qualquer. Entre os professores que conseguem driblar a falta de capacitação adequada e se esforçam para fazer uso das máquinas, um grande percentual (74%) só realiza atividades simples, como digitação e edição de texto.
Aos gestores públicos, falta o entendimento de que máquina sozinha não produz desenvolvimento, sem que haja gente qualificada para operá-la. Neste caso, professores habilitados para inserir o computador e a internet no projeto pedagógico escolar. Óbvio assim. (Mona Lisa Dourado - jc informática).
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