
CITAÇÃO : "Imaginar é mais importante do que saber. O conhecimento é limitado. A imaginação abarca o universo." Albert Einstein
terça-feira, 30 de junho de 2009
De férias, nas praias nordestinas

A riqueza dos países e a crise financeira

10 instigantes propagandas de cigarros

Gripe secular

Segundo pesquisa feita por cientistas ligados ao Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas (Niaid, na sigla em inglês), um dos Institutos Nacionais de Saúde do governo dos Estados Unidos, a gripe de 1918 deu origem a uma dinastia viral que persiste nos dias atuais.
De acordo com Anthony Fauci, diretor do Niaid, e colegas, em artigo publicado nesta segunda-feira (29/6) na edição on-line do New England Journal of Medicine, o mundo tem vivido em uma era de influenza pandêmica desde então.
Segundo eles, o vírus H1N1, causador da gripe A, embora novo, é outra manifestação da mesma família viral que matou milhões no início do século 20.
“A pandemia de influenza de 1918-1919 foi um evento marcante na história da saúde pública e seu legado continua de muitas formas. Os descendentes do vírus de 1918 têm circulado pelo mundo desde então”, disse Fauci..., continue lendo
Dos laboratórios para as vitrines

Pesquisando na internet, comprando na loja

No estudo, foram ouvidos consumidores de 12 países. Entre eles, o país onde as pessoas mais se preocupam em informar-se antes da compra é a Alemanha. Lá, 80% dos compradores fazem pesquisas preliminares.
O Brasil empatou com a França com o índice mais baixo de pessoas que buscam informações antes ao comprar, 64%. O resultado sugere que brasileiros e franceses estariam um pouco mais propensos a realizar compras por impulso ou por influência de amigos ou de vendedores. Esses dados foram apresentados durante um evento da Intel em Maceió (AL).
Outro dado levantado é que o brasileiro demora, em geral, de 6 a 21 dias para concluir a compra de um computador. O tempo médio é 15 dias. Além disso, o estudo da Intel diz que, entre os entrevistados, 75% das compras são feitas em lojas físicas e 19% na web. Os demais fazem sua encomenda por telefone e outros métodos.
Outro dado levantado é que o brasileiro demora, em geral, de 6 a 21 dias para concluir a compra de um computador. O tempo médio é 15 dias. Além disso, o estudo da Intel diz que, entre os entrevistados, 75% das compras são feitas em lojas físicas e 19% na web. Os demais fazem sua encomenda por telefone e outros métodos.
Entre os brasileiros que fazem pesquisas antes da compra, 97% usam a internet para isso. O estudo também aponta que 45% dos compradores brasileiros buscam informações em mídias sociais. Nesse campo, o destaque é para os blogs. O percentual de compradores que procuram informações em blogs triplicou no último ano, indo de 6% para 18%. “Em mercados emergentes, as redes sociais são mais importantes. Isso também acontece em lugares como Índia, México e China”, diz Elber Mazaro, diretor de marketing da Intel no Brasil. (info)
segunda-feira, 29 de junho de 2009
A(H1N1), primeira vítima fatal no Brasil

O paciente, o caminhoneiro Vanderlei Vial, de 29 anos, esteve na Argentina a trabalho e retornou no dia 20 ao Brasil. Morreu em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul.
No sábado, outra suspeita de morte pela gripe suína havia sido levantada pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul. Exames preliminares não revelaram evidências de que a causa da morte do cidadão americano no município de Montenegro tenha sido o vírus H1N1, mas ainda não foi anunciada uma conclusão definitiva.(O&N) - clique na imagem para ampliá-la.
ABC da Amazônia

Trabalho escravo

Já existe lugar sustentável

Marketing criativo

Visuais estimulantes

Nemo 33

Inpe registra 123 km² de desmate na Amazônia

Do que foi visto, metade (61 km2) foi desmatada no Mato Grosso, Estado com céu bastante limpo no período. Em seguida aparecem Roraima e Maranhão, com 17 km2 cada um, Rondônia, com 11 km2, Pará, com 10 km2, e Tocantins, com 4 km2. "Os Estados do Amapá, Pará, Amazonas e Acre não puderam ser monitorados adequadamente, pois tiveram um alto índice de cobertura de nuvens no período", informa o Inpe em nota.
O mesmo problema foi apresentado nos meses anteriores. O Deter registrou somente 197 km2 de corte raso ou degradação nos três meses: 143 km2 em fevereiro, 17 km2 em março e 37 km2 em abril. Mato Grosso concentrou 111 km2 (56% do total) de desmatamento).O começo do ano é tradicionalmente chuvoso na região amazônica. O ritmo da derrubada diminui por causa das chuvas, mas não para. O resultado do "inverno amazônico" só aparece a partir do meio do ano, quando começa o período mais seco e os satélites conseguem "enxergar" o que se passou. (oesp)
Herança da máfia para o meio ambiente

domingo, 28 de junho de 2009
Onde a biodiversidade está mais ameaçada no planeta
Elas fazem partede uma lista de 34 regiões definidas por organizações ambientais como as mais importantes para a conservação da biodiversidade mundial. São os hotspots: locais que possuem ao menos 1 500 espécies de plantas endêmicas e já perderam 70% ou mais de suas áreas originais. Juntas, as 34 regiões ocupam menos de 3% da superfície do planeta, mas concentram 50% de todas as espécies vegetais e 42% de todos os vertebrados da Terra.
"Você acaba com a força de evolução do planeta quando interrompe de maneira tão abrupta a existência dessas regiões riquíssimas", afirma a bióloga Monica Fonseca, da ONG Conservation International do Brasil. Duas dessas regiões estão no Brasil: a mata Atlântica, com 8% da cobertura original, e o cerrado, com 20%. (mundo estranho)...
Por falar em Renovação urbana...

Por onde sair da crise urbana

Comentário meu: Se as colocações do artigo - anexo, feita por quem tem dedicado sua vida a questões ambientais e urbanas, fossem ampliadas nas discussões da sociedade e governamentais, algum avanço já teria ocorrido.
Acabou a fartura

Interessante matéria da Natinal Geographic mostrando que a crise dos alimentos no mundo veio para ficar. O fator principal, segundo a matéria, é o aumento crescente no preço dos alimentos. Confira
Chico Mendes na TV Cultura

A vida cotidiana de Chico é tão interessante que virou assunto da segunda parte do filme “Crianças da Amazônia”, da fotógrafa e cineasta Denise Zmekhol, que poderá ser visto pelos telespectadores do programa A’Uwe no próximo domingo, dia 28 de junho.
Esses sim, são castelos!
.jpg)
Energia solar pelo mundo

sábado, 27 de junho de 2009
Jean Charles

Na data de 22 de julho próximo estará completando 4 anos do bárbaro atentado sofrido pelo brasileiro Jean Charles no metrô de Londres, pela polícia londrina. Jean Charles, como tantos outros imigrantes de muitos países, foi tentar uma vida nova no primeiro mundo. Foi pego por essa luta anti-terrorista. Sem ser um ficha-suja na inglaterra, passou pelo constrangimento do ataque sofrido e ficou para a família a narrativa da tragédia.
Como ocorreu no primeiro mundo, foi dito logo que as punições seriam exemplares. NINGUÉM FOI CONDENADO! Por que? 4 anos não foram suficientes para elucidar a questão?
Será que se Jean Charles tivesse a mesma divulgação da sua tragédia, como está tendo Michael Jackson, no momento da sua morte, que teve que pagar 20 milhões de dólares para se livrar dos crimes de pedofilia, o julgamento não teria mudado?
Não vou me alongar, mas é triste vê diversos jornalistas brasileiros, entupindo os seus blogs e twitters de links com músicas de Michael Jackson, enquanto Jean Charles passará o quarto ano da sua morte, como um terrorista, no seu túmulo, em Minas Gerais.
Where's Matt now

Millôr, na veja de logo mais

Conexão Zumbi dos Palmares / Ezeiza

Assim como aconteceu no ano de 2008, a companhia aérea Gol aproveita a alta temporada de julho para colocar mais um voo à disposição dos passageiros alagoanos e argentinos. A operação do voo direto, com escala em São Paulo, acontece até o agosto.
Sobrou até para os elevadores

sexta-feira, 26 de junho de 2009
Cruzando a Austrália de norte a sul

Nova cerveja no mercado

Na noite de ontem, a companhia apresentou uma nova versão da Antarctica, a terceira marca mais vendida da AmBev no Brasil. Mais suave do que a tradicional, a Antarctica Sub Zero começa a ser vendida na próxima quarta-feira (dia 1º de julho), em garrafas de 600 mililitros (ml) e latas de 350 ml, em Minas Gerais e São Paulo, responsáveis por um terço do mercado de cervejas brasileiro.
A empresa não revelou os investimentos na campanha publicitária nem no desenvolvimento da bebida, cujo processo de fabricação é apresentado como diferencial. "A Antarctica Sub Zero é filtrada duas vezes, a uma temperatura de -2ºC. Esse processo resulta em uma cerveja mais refrescante e suave", afirmou o diretor de Marketing da companhia, Carlos Lisboa.
As cervejas comuns são filtradas uma só vez, a 0ºC. Segundo Lisboa, testes mostraram alta receptividade do consumidor ao novo produto, que não tem o objetivo de substituir a Antarctica tradicional, mas sim de complementar o portfólio da empresa. "O atributo refrescância é muito valorizado no mundo inteiro, mas no Brasil é ainda mais", observou.
O preço de venda da Antarctica Sub Zero deve ser ligeiramente superior à Antarctica regular, já que a nova cerveja também tem foco no mercado massivo. Para Lisboa, a nova marca pode ajudar a companhia a aumentar a sua participação de mercado, da mesma forma que as inovações da companhia em embalagens contribuíram para a recente recuperação da participação de mercado (market share). "O nosso objetivo é ganho de share com rentabilidade." Em maio, a participação de mercado da AmBev em cervejas ficou em 68,3%, segundo dados Nielsen.
A Antarctica Sub Zero será fabricada nas unidades da AmBev localizadas nos Estados de São Paulo e de Minas Gerais, aproveitando inclusive o potencial da nova fábrica de Sete Lagoas (MG). A última cerveja lançada pela AmBev foi a edição limitada Bohemia Oaken, posicionada no segmento premium, no ano passado. (portal exame)
Em tempos de iPhone

A empresa informou também que nos últimos cinco dias seis milhões de consumidores baixaram na Internet o software que acompanha a versão do dispositivo iPhone 3.0.
"Os consumidores estão aprovando e o iPhone ganha", afirmou o executivo-chefe da Apple, Steve Jobs, em um comunicado de imprensa, no qual também ressaltou a força do novo dispositivo no mercado..., leia mais.
Cheia no Amazonas
Em tempos de LiveMocha

Acompanhando o desenrolar da situação, me veio a mente, um fato que está crescendo bastante na web. O aprendizado e a troca de experiências em diversos idiomas pela internet. A moda agora são as redes sociais, tipo orkut, para aprendizado de idiomas. O site LiveMocha, entre outros, oferece opções para mais de 20 idiomas e já existem milhões de pessoas no mundo inteiro utilizando-o. Confira.
Polêmica na música brasileira

Em tempos de Twitter

O sistema funciona através de vários sensores sem fio ligados a diversos equipamentos de sua casa, que enviam informações para um minúsculo chip de computador que transmite sinais de rádio a uma plataforma central, informou o "Daily Mail".
Engenheiro da IBM, Stanford-Clark utilizou ainda um software da companhia para transformar a informação captada pela casa em texto, que é então enviado para o Twitter.
Como resultado, ele recebe pelo celular mensagens do tipo "Aquecedor do banheiro ligado" ou "Temperatura do ginásio está fria", informou o "Register". Além disso, uma mensagem é enviada toda vez que é registrado gasto de 10 libras (cerca de R$ 33) em consumo de energia. A expectativa de Stanford-Clark é de que ele consiga transformar a casa em que vive com a mulher e dois filhos em uma residência ecologicamente correta. De acordo com Stanford-Clark, desde que conectou sua casa ao Twitter o consumo de energia da residência de sua família foi reduzido em pelo menos um terço. (G1 tecnologia).
Em tempos de crise

quinta-feira, 25 de junho de 2009
Moeda brasileira

Espetáculo das baleias em Vancouver

Metade dos usuários da web na AL está no Brasil

O que é a Medida Provisória 458?

Underground

Música paleolítica

Os autores da pesquisa, da Universidade de Tübingen, analisaram um exemplar quase completo, feito de osso de ave, além de fragmentos de três flautas de marfim... leia mais
Londres em novas imagens

Allen usa uma lente especial que “concentra” o foco e faz com que as imagens tiradas da cidade pareçam miniaturas... leia mais
Guia de empresas e serviços
quarta-feira, 24 de junho de 2009
É isso aí
Tubarões-brancos

O bê-á-bá da bolsa

Ranking das melhores cidades para se morar

Assinar:
Postagens (Atom)