quinta-feira, 9 de julho de 2009

11 milhões de anos

Agora o Rio Amazonas também tem idade. De acordo com um estudo feito por meio de perfurações pela Petrobrás, o rio teria 11 milhões de anos, mas em sua forma original a idade é de 2,4 milhões de anos.
Um grupo formado pelo Instituto para Biodiversidade e Dinâmicas do Ecossistema, pela Universidade de Amsterdam, Universidade de Liverpool e a Petrobras usou uma nova forma de registrar e reconstruir a história do Rio Amazonas.
Recentemente foram feitas expedições científicas pelo Programa de Perfuração Oceânica, em que uma coluna sedimentada com aproximadamente 10 Km de espessura foi dificilmente rompida atingindo apenas uma pequena parte. Outra exploração realizada pela Petrobrás, analisou de forma paleontológica e sedimentar amostras de duas perfurações com aproximadamente 45 Km abaixo do mar. Essas expedições permitiram compreender de maneira analítica, a história e geologia do Rio Amazonas.

Antes de o estudo ser publicado, a idade do rio era desconhecida. A pesquisa teve grandes implicações para melhor compreender a paleografia da América do Sul, e também da evolução dos organismos aquáticos da Amazônia e da Costa Atlântica. [Science Daily].

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...