sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Aproveitando os ventos nordestinos

Com o funcionamento do novo parque, o Ceará ultrapassa o Rio Grande do Sul e passa a ser o estado brasileiro com maior capacidade de geração elétrica por meio do vento.
A usina de Praias de Parajuru representa 23,6% da capacidade de energia eólica do Ceará e acrescentou à matriz energética cearense uma capacidade de 28,8 MW de geração elétrica, o suficiente para atender quase 30 mil famílias.
Com essa instalação, a quantidade de energia brasileira gerada pelos ventos atingiu 443,8 MW e o Ceará ultrapassou por 600 KW o estado líder na produção de energia eólica até então, Rio Grande do Sul.
“O território brasileiro pode produzir a quantidade gerada por 20 Usinas Hidrelétricas de Itaipu pelo vento. O problema é que essa energia é instável. Ela não é controlável e, portanto, não há como colocar sobre ela o princípio de abastecer todo o país”, explica Lauro Fiúza Junior, presidente da ABEEólica, a Associação Brasileira de Energia Eólica, desde abril de 2008.
Foram instalados 19 cataventos, fabricados pela Wind Power Energia. A instalação do parque gerou cerca de 3 000 empregos diretos e indiretos. (info)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...