sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Do César para o mundo

Três novos projetos anunciados nos últimos dias e ligados ao Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar) provam o quanto Pernambuco está bem na produção de soluções tecnológicas para os mercados local, nacional e internacional. O primeiro deles diz respeito a um conjunto de softwares para melhorar os procedimentos internos e de atendimento aos clientes da Motorola, que serão usados pela empresa em todo o mundo. Basicamente, até 2010, os cable modens (como são chamados aqueles pequenos aparelhos que usamos em casa para receber o sinal de televisão por assinatura), fabricados pela companhia aqui e em outros países, sairão com tecnologia pernambucana embarcada.

A parceria da Motorola com o Cesar, para este projeto especificamente, já existe desde o início do ano, mas só foi divulgado na semana passada. A equipe de cerca de 40 profissionais locais trabalham na criação de três softwares (o Communications Convergence Engine, o EMTA GUI e Motorola NBBS), que visam facilitar a manutenção dos equipamentos à distância e proporcionar mais interação entre os clientes e as operadoras que oferecem este tipo de serviço, como a Net. "Trabalhar com um instituto tão renomado quanto o Cesar é ter a certeza de que estamos capacitando novos talentos nos segmento de gerenciamento de conteúdo para TV por assinatura, TV Digital e serviços para redes de banda larga", sinaliza o gerente de novos negócios da Motorola Brasil, José Geraldo de Almeida. "O projeto é uma prova da nossa capacidade de montar uma equipe, estabelecer conhecimento sobre um processo inovador e entregar tudo funcionando no espaço de tempo combinado", garante o gerente de negócios do Cesar, Ricardo Mendonça, lembrando que a multinacional ainda mantém outros projetos com o centro, como o de testes e o de desenvolvimento de aplicativos para aparelhos móveis.


Local - Se o Cesar tem capacidade para atender ao mercado internacional, a empresa também promete ajudar na criação de soluções para os produtores nacionais, mais especificamente para o agronegócio - setor que representa 35% da economia do país. O objetivo do segundo anúncio, feito também na semana passada, é fornecer soluções tecnológicas de baixo custo, que possibilitem o aumento da produtividade. A experiência já começou com a montagem do monitor de irrigação - sistema que permite controlar, pelo celular, a irrigação de campos extensos, evitando o desperdício de água. O projeto foi selecionado recentemente para uma grande competição de empreendedorismo, chamada de Desafio Brasil 2009.Por último, a instituição desenvolveu uma novidade para os internautas brasileiros. Os usuários do Twitter que quiserem acompanhar a tabela dos jogos do Campeonato Brasileiro de Futebol e publicar palpites sobre os times locais pode utilizar o Futweet - grande bolão virtual. Os melhores do ranking são premiados e o cadastro é simples, rápido e gratuito. Para saber mais e acompanhar a novidade, basta acessar o http://www.futweet.com.br/

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...